Respeitando cláusula do plano de trabalho celebrado entre o Conservatório de Tatuí e o executivo estadual, foi realizada pelo IPESO, instituto independente de pesquisas, um levantamento por amostragem de 405 pessoas, entre público, pais e alunos. O IPESO tem, entre seus clientes, empresas como Brasilprev (do Banco do Brasil), Adidas e Adria. É por meio de pesquisas que as instituições avaliam suas carências, necessidades e sucessos. Como o Conservatório de Tatuí é uma Organização Social do estado, não é possível repassar benefícios como bônus, apenas convertê-los em agradecimento pelo trabalho árduo realizado.
Assim como na música, cujas notas não falam por si, os
números de uma pesquisa precisam ser interpretados. Um universo de 405 pessoas
entrevistadas é bastante representativo, haja vista que recentes pesquisas de
institutos consagrados na área eleitoral para Presidente da República, por
exemplo, abrangem números infinitamente menores proporcionalmente: mil ou duas
mil pessoas, para o país inteiro. Vamos aos resultados: 93,5% dos alunos acham a
qualidade de ensino ótima ou boa - o que, com relação a pesquisa similar feita
em 2009, demonstra um aumento bastante significativo (ver planilha 1 ao final do texto). Esses percentuais são simples
indicadores, e no caso abrangem os cursos e a avaliação qualitativa de
professores. Além disso, deve-se levar em conta outros fatores, que se
relacionam diretamente com o crescimento apontado nos resultados. O índice de
“totalmente satisfeitos” e “satisfeitos” chega a ser superlativo: 93,5%!
Para o IPESO, esse percentual entra na faixa que eles chamam
de público “encantado”. Deve-se traduzir esse estado de espírito de entusiasmo ao
lado do índice dos que recomendariam o Conservatório de Tatuí “com certeza”, 97,8%.
(Consequência, também, claro, da avaliação dos professores, de 83,3% para
“ótimos”, e 14,5% para “bons” - um total de estimulantes 97,8%! Ver planilhas 2 e 3 ao final deste texto)
Rodoviária de Tatuí (www.superativa.com) |
Outro perfil dos alunos do Conservatório surpreende:
63,8% afirmam não residirem em Tatuí e viajam para a cidade apenas nos dias de
aulas. Em relação mais estreita com a cidade, 30,4% mudaram-se para Tatuí por
causa da escola, o que vem a confirmar matérias veiculadas na imprensa escrita
e na TV sobre a participação do público da escola no comércio local e nos setores
imobiliários e de serviços: no total, 94,2% são alunos ‘de fora’ (além dos
locais) frequentando, adquirindo e consumindo. Por outro lado, chama a atenção o
número de alunos que declararam sempre ter morado na cidade: apenas 5,8% (ver planilha 4 ao final deste texto). Dada
a localização central do Conservatório, e todo o investimento com concertos
didáticos, formação de público, etc., conclui-se que é preciso multiplicar
essas ações, e buscar que os pais da cidade compreendam música e artes cênicas ou
luteria como parte fundamental da educação dos seus filhos.
Concerto Didático: Dario Sotelo rege a Banda Sinfônica do Conservatório |
Ampliar o acesso aos concertos, shows e apresentações
teatrais, instigar o público local, entre diversas outras iniciativas, são diretrizes
primordiais que deverão ser perseguidas. A escola é pública e gratuita, assim
como as universidades, e seu público transcende a cidade-sede, sendo aberta a todos,
conforme a legislação. Parece-me, então, que essa fatia (tatuianos) deve ser
objeto de exame cuidadoso, para que analisando esse índice se extraia o caminho
a ser seguido para estimular alunos em potencial no próprio município. Por fim,
quanto aos pais, 84% declaram-se “totalmente satisfeitos”, e 6% “parcialmente
satisfeitos”, totalizando 90% de satisfação. No quesito “você recomendaria o
Conservatório?”, 98% responderam positivamente, 2 % não sabem e nenhum entrevistado
disse “não recomendaria”. Os 98% que afirmaram “com certeza” soam afinados com
a opinião dos alunos – 97,8%, ou seja, estatisticamente a mesma opção.
Luteria (G1.globo.com) |
É claro que, além de atender às exigências do executivo
estadual, a pesquisa vem colaborar conosco positivamente quanto às correções de
rumo a serem empreendidas para o futuro, estimulando ainda mais o que foi apontado
como positivo em padrões muito acima da média de quaisquer empreendimentos
comerciais ou públicos.
Artes Cênicas: Cia. de Teatro do Conservatório |
Como o Conservatório busca essencialmente formar
profissionais nas áreas de música, artes cênicas e luteria, os que pretendem
seguir carreira profissional somam 76,1%, e os que optam por lecionar, 25,4%. Ter
a arte como hobby é opção de 5,1%, o que é perfeito, desde que o estudante corresponda
em pé de igualdade com os demais às exigências crescentes dos cursos. Entre os
pontos negativos citados, há os que podem ser atendidos e desde já entrarão em processo
licitatório, como a cantina, e os de impossível atendimento, seja em qualquer
escola do Brasil ou do exterior: salas para estudo para os alunos da
instituição. Alocar salas para mais de 2.500 (ou parte que seja) alunos do
Conservatório exigiria instalações gigantescas.
Berklee: salas de estudo lotadas |
Mesmo no exterior, há corridas às salas logo no pós-horário,
verdadeiras maratonas por limitado número de cubículos, como acontece e sempre
aconteceu na New England Conservatory e na Berklee College (EUA). Para
finalizar, é a partir dos resultados dessa pesquisa - nossas “notas musicais” -
que deveremos elaborar a partitura a ser seguida daqui por diante, corrigindo
sempre que necessário aqui e ali, sempre evitando achar que se chegou ao “topo”
(ou à sombra dele, que seja).
Eleazar de Carvalho: ensinando Seiji Ozawa em Tanglewood |
O caminho é longo. Dizia o velho Eleazar de Carvalho: “o que não muda, não se move. E o que não se move está morto”. Sábio.
GRÁFICOS DA PESQUISA - Foram selecionados 4 gráficos entre diversos outros. A pesquisa contém 300 páginas.
GRÁFICOS DA PESQUISA - Foram selecionados 4 gráficos entre diversos outros. A pesquisa contém 300 páginas.
PLANILHA 1: SATISFAÇÃO GERAL EM RELAÇÃO AO CONSERVATÓRIO |
PLANILHA 2: RECOMENDARIA OU NÃO O CONSERVATÓRIO |
PLANILHA 3: QUALIDADE DOS PROFESSORES |
PLANILHA 4: RESIDENTES NA CIDADE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário