Autógrafo de Michelangelo |
Michelangelo |
Rosto de Maria |
Compondo ainda esse quadro suavizado ainda mais por um silêncio imaterial extraordinário ao se ver obra, sobre o colo da Pietà resta um Salvador martirizado, seviciado e crucificado – mas foram-lhe poupados os sinais de violência em grande profundidade impostos pelos seus algozes. Pelo contrário, são sutis as referências visuais aos pregos nas mãos (e não orifícios rasgados, como seria de se esperar de mãos perfuradas que sustentaram um corpo inteiro) e o discreto ferimento na costela direita, assim como o semblante de um jovem como se estivesse dormindo: surge aí um corpo de Cristo mais doce, um homem jovem, não um retrato cruel de um flagelo sangrento e uma morte cruel. A juvenil Maria tem na obra propositalmente longas pernas, até um pouco desproporcionais ao corpo, porém em tamanho perfeito para acolher o Filho em conforto, junto ao ventre materno.
Lucas, Evangelista |
Frontispício da Bíblia de Ferreira de Almeida |
Manuscrito original: "The Cloud" |
O rosto de Cristo, na Pietà, sob a contemplação de Maria |
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir