"Notícia" de divulgação da peça |
“Pra mim / basta um dia / não mais que um dia (...)
/ Só um / belo dia / pois se jura, se esconjura, se ama e tortura / se tritura,
se atura e se cura a dor / na orgia / da luz do dia / é só / o que eu queria /
um dia pra aplacar / minha agonia”. Lembro-me das mais de centena de vezes que ouvi a linda
interpretação da Bibi Ferreira para esta obra do Chico, na peça Gota D’Água (fui
músico da estreia e temporada carioca). A dor de Bibi/Joana/Medeia era por Jasão
tê-la abandonado com os dois filhos para unir-se a Alma, filha do poderoso
Creonte, o rei do pedaço, ambientando a tragédia de Eurípides (480-406 a.C.) em
alguma favela de um morro do Rio. Após muitas ideias, todas loucas, claro, atormentada
e alimentada apenas por uma dor imensa, Joana/Medeia resolve matar os dois
filhos e suicidar-se, vingança contra o traidor Jasão. A dor imensa chegaria ao
fim com a consumação do gesto.
Belchior, ainda jovem, foi do seu Ceará natal para
o Rio, tentando a vida com o violão. Um dia compôs uma das obras mais populares
de Elis Regina, Como Nossos Pais (1976): ”Por isso cuidado, meu bem / há perigo
na esquina / eles venceram / e o sinal está fechado para nós / que somos jovens
/ (...) Minha dor é perceber / que apesar de termos feito / tudo o que fizemos
/ ainda somos os mesmos e vivemos / como nossos pais”. A dor de Belchior era
aceitar que “eles” nos derrotaram, que (ainda) vivíamos como antes, entre perigo
e medo. E que, embora tenhamos feito de tudo, ainda permanecemos os mesmos e
nada mudamos. Era a dor do inconformista, do jovem que, como milhões de outros,
queria transformar o país e o mundo em um lugar melhor, e por tudo isso sentiu-se
derrotado. Ele alerta para o perigo nas esquinas, mas ao final se conforma:
“eles venceram”. A censura do regime militar foi condescendente com as muito
sutis cores da poesia desta música, mas em troca foi implacável tesourando aqui
e ali trechos de diversas outras faixas do disco, a título infantil de
compensação.
(Crédito: Filosofa's world) |
O amor, sentimento maior e puro na essência, leva a
sentir de outra forma uma dor diferente, tão profunda que pode levar a matar ou
morrer (haja vista a Medeia e os assassinos dos telejornais diários!). Já a rica
poesia de Paul Simon e Art Garfunkel assim resumiu o papel do poeta frente ao
sofrimento da amada, em Bridge over
Troubled Water: “E quando a dor estiver por todo canto, / como uma ponte
sobre águas revoltas / eu vou me deitar”. É o gesto que lembra o clássico ‘estender
o paletó’ sobre a poça para a mulher cortejada passar, só que agora transposto
para um ângulo mais amplo, cinematográfico e mais abrangente do poético afago, que
é oferecido à guisa de suporte para a amada nas horas de dor. Uma ponte que vai
se estender para que ela atravesse o rio de águas furiosas, perigo que volta e
meia aparece no caminho da vida. A dor
da paixão faz de tudo contra a tristeza da amada nos momentos mais depressivos.
Mas o que seria a dor de que tanto falamos, e que
volta e meia sentimos? O poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867), em seu
Alquimia da Dor, diz “Um te ilumina com seu ardor / o outro encontra em ti teu
luto, natureza! / aquele que diz a um ‘sepultura!’ / diz a outro ‘vida e
esplendor” (T. do A.). Mas que sentimento é esse, tão volúvel, tão confuso? Para
uns a morbidez, aos outros um paraíso? E por que uns sentem, outros não? Chico
mostra a resiliência da mulher que sofre a qualquer tentativa de salvá-la:
“Carolina / nos teus olhos fundos / guarda tanta dor / a dor de todo esse mundo
/ (...) Eu bem que mostrei sorrindo / pela janela, ó que lindo / mas Carolina
não viu”. (Carolina, graças à Globo, foi composta às pressas como moeda de
troca pelo rompimento por parte do Chico do contrato de um programa especial assinado
com a emissora, que exigiu em contrapartida uma música para o II Festival
Internacional da Canção. Do acerto surgiu esta pérola, uma das mais lindas do
bardo carioca. (Fonte: Severiano, Jairo e de Mello, Zuza Homem. A Canção no Tempo. SP: ED 34, 4ª ed. 2002)
(Ilust. Legal Moments) |
A dor imposta pela traição a Joana/Medeia, a dor de
Belchior ao ver que perdemos a luta, a dor apaixonada do homem que se deita
como uma ponte para a travessia de sua amada nos momentos difíceis, a dor ambígua
em Baudelaire, a dor física do enfermo ou do acidentado - afinal, o que é essa dor
de que todos falam? Que sentimento é esse, tão inexplicável? Houaiss tenta
organizá-lo em acepções, tais como ‘sensação desagradável’, ‘mágoa por
desgostos’, ‘compaixão’, ‘sofrimento físico ou moral’... Mas dá para explicar o
significado da palavra a quem hipoteticamente nunca tenha sofrido? Primeiro,
definir ódio, amor, medo ou dor é missão sem norte e sem fim. Depois, é melhor viver
a dor, por um segundo que seja, do que tornar esses sentimentos objetos de
estudos, definições e axiomas, na busca vã de explicar o inexplicável.
Pau de arara (Superinteressante) |
Qual o sentido da dor eterna, que pode levar à
morte, como em Gota D’Água/Medeia? Da dor que mereceu do amado uma ponte? Da
dor que poderia sucumbir à beleza, mas Carolina não quis ver... A dor pode
durar um átimo ou uma vida inteira, ser sentida por um bebê na vacinação e por
outro apenas estranhada, ou por uns mais e outros menos ao encarar a morte de
um ente querido. Fale-me de suportar a dor, fazendo-o em silêncio durante uma
sessão de tortura, como sofreram muitos. Que seja algo tão etéreo quanto descreveu Fernando
Pessoa em Vaga, no Azul Amplo Solta: “Na minha amarga ansiedade / mais alto do
que a nuvem mora / está para além da saudade / (...) Não sei o que é nem
consinto / à alma que o saiba bem / visto da dor com que minto / dor que a
minha alma tem”.
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