LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

IVAN CAMARGO E A UBE

IVAN CAMARGO LEVA PRÊMIO INTERNACIONAL
Vencedor na categoria peça de teatro da UBE é tatuiano

O autor do divertido “Assombrações caipiras” e jornalista tatuiano Ivan Camargo venceu o prêmio da UBE (União Brasileira de Escritores) com a peça teatral “Até que a morte nos enlace”. A obra chamou a atenção por colocar em exposição um tema tabu, nos dias de hoje, e que é um assunto frequente também nos editoriais do jornalista: os exageros do chamado ‘politicamente correto’. A premiação acontecerá em  cerimônia na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A entidade já foi presidida por brasileiros ilustres como Sergio Milliet, Antonio Cândido, Sérgio Buarque de Holanda e Lygia Fagundes Telles.

Trocando em miúdos, Ivan trabalha sobre essa coisa de ter de dizer ‘homoafetivo’ e não ‘homossexual’, ‘afro-descendente’ ao invés de ‘negro’, e ‘portador de necessidades especiais’, e não ‘deficiente físico’ ou ‘cego’, só para citar alguns exemplos. O texto pede apenas quatro personagens, e, além da verve cômica, a peça coloca em discussão um assunto sério, a crítica dessa chatice conhecida por ‘politicamente correto’.

Bem antes mesmo de Ivan cogitar concorrer ao prêmio, no ano passado, recebi uma cópia do texto, que li e repassei ao Carlos Ribeiro, Coordenador da área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Se antes já havia a disposição de montar a peça, agora, mais ainda, a apresentação na cidade natal do escritor, jornalista e dramaturgo passou a ser uma missão a ser cumprida. Vamos aguardar 2012 com menos citações politicamente corretas e a encenação da peça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário