O MINOTAURO E O LABIRINTO
A mitologia e a doença do equilíbrio
O Minotauro, na mitologia grega, era uma criatura com corpo humano e cabeça de touro, e para abrigá-lo sem que fugisse, foi construída uma obra enorme, em Cnossos, com mais de 1300 espaços, erguida para o rei Minos, de Creta; daí o Minos+taurus (touro). Coube a Teseu decifrar os caminhos do labirinto e matar o Minotauro.
A labirintite é o nome genérico que se dá a uma infinidade de doenças do equilíbrio, seja por parte do ouvido interno (o ‘labirinto’ propriamente dito), por razões emocionais, estresse ou ainda uma diversidade de outras afecções. A sensação é de que se perde o chão, o prumo, e pode chegar a sérias vertigens, náuseas e vômitos.
É impressionante o número de pessoas que sofrem ou sofreram de algum distúrbio do equilíbrio – se você não foi vítima, certamente tem na família quem é refém das recidivas. A labirintite pode durar horas, dias, meses ou anos. O tratamento é muito mais eficaz se envolve terapias, relaxamento, mudança de hábitos e outros. Torça para não ser mais uma vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário