Como uma mega-empresa encontra uma solução de marketing sem precedentes
A Coca-cola fez uma grande jogada de marketing em Portugal, com absoluto sucesso. Antes do jogo Sporting x Benfica, no Estádio da Luz, em Portugal, a empresa deixou cair propositalmente perto dos guichês da bilheteria várias carteiras de sócios do Sporting Club com um ingresso para o jogo do fim de semana.
Várias câmeras ocultas filmaram as cenas e, pasme, 95% das carteiras foram devolvidas. (Detalhe: para completar, as carteiras foram jogadas no chão com uma carteirinha do clube rival, da outra entrada!) Todo o processo foi filmado desde o ‘achado’ das carteiras à recompensa: ingressos para o jogo no sábado seguinte. Neste sábado, antes do início da partida, o vídeo foi exibido nos telões do Estádio, levantando aplausos de mais de 60 mil pessoas. E a Coca-Cola, em uma jogada fenomenal de marketing, divulgou que “há razões para acreditar em um mundo melhor”. Assista ao vídeo abaixo para ver que o marketing pode não ser tão pernicioso assim como se pensa. E que o povo pode não ser genericamente bandido como muitos falam. Não sou exatamente fã da Coca-Cola, muito pelo contrário, mas a ideia das carteiras ‘perdidas’ e da comprovação de que “pode haver um mundo melhor” com honestidade, essa foi um achado.
Há alguns anos, em São Paulo, a Rádio Eldorado FM promoveu uma brincadeira semelhante – só que os alvos foram soldados da PM em serviço nas ruas. Repórteres paravam seus carros e entregavam a cada PM uma carteira com R$ 50,00 e um cartão de visitas dentro, com nome e telefone. Pediam que fossem entregues a quem de direito e encaminhadas para os proprietários. Pois de 10 carteiras, 9 foram devolvidas intactas após telefonemas recebidos pelos repórteres! Há os nichos, sim, mas não são todos. Os que achacam agem em grupo e sabem onde procurar desvios e propinas.
O Brasil precisa parar com a mania de que ‘todo mundo é bandido’, ‘o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo’... É preciso crer, especialmente neste início deste novo ano, que “há razões para acreditar em um mundo melhor”, como diz a bela peça de marketing montada com muito bom gosto pela Coca-Cola. Veja abaixo
(colaboração de L. A. Galhego Fernandes):
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