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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PAU CASALS E A COMPREENSÃO DO GÊNIO DO VIOLONCELO SOBRE O KOL NIDREI

O Kol Nidrei para violoncelo e orquestra (ou piano) de Max Bruch consiste em variações sobre dois temas de origem judaica, cantado pelo hazzan com grande melancolia na abertura da noite do Yon Kipur na Sinagoga. Bruch era protestante mas familiarizou-se com a cultura judaica pelas mãos de Abraham Lichtenstein. Bruch não escreveu música judaica, e muito menos religiosa, apenas empregou os dois temas em suas variações, hoje repertório não apenas do violoncelo, mas também do contrabaixo e da viola.

Abaixo, o vídeo com a gravação emocionante de Casals com a London Symphony Orchestra, sob a batuta de Landon Ronald. Se puder comparar com outras versões, grande maioria se esquece de que na segunda parte o tom continua lamentoso, mesmo tendo a tonalidade passado para ‘maior’. A maioria não resiste, toca ‘allegro’ (mais rápido), quer fazer alguma coisa virtuosística – que a música não tem. Confira a beleza da interpretação melancólica de Casals:

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