LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 11 de maio de 2012

I - MULHER: MÃE. E TAMBÉM ÀS QUE SÃO, EM SI, MESMO SEM NUNCA TEREM SIDO

JOBIM, VINICIUS, CHICO E CAETANO.

Por mais machistas que possam às vezes parecer, todos os comentários dos homens sobre as mulheres escondem uma reverência, uma adoração a elas. Tom Jobim (na foto, com Elis) cunhou aquela “nada no mundo é tão complicado que uma mulher não consiga piorar”. Vinicius de Morais suplicou para as muito feias "que me perdoem, mas a beleza é fundamental”. Ora, ambos foram dois dos maiores adoradores do outrora chamado sexo frágil na MPB. Já Chico gosta de cantar às vezes travesvestindo-se em seus versos da mulher de seus sonhos: “o meu amor / tem um jeito manso que é só seu / de me deixar maluca / quando me beija a nuca co’a barba mal feita...”. Ou “Quando você me deixou meu bem / me disse pra ser feliz e passar bem”. Essa cantou o Caetano: “ele é quem quer / ele é o homem / eu sou apenas uma mulher” (veja e ouça no vídeo abaixo). Essa inversão de papéis, essa vontade de entender o que a mulher sente é mais do que a nossa porção feminina, é tributo à mais inesgotável fonte de inspiração. Reverso da moeda, falso espelho, vontade de compreender quem deve apenas ser sentida e admirada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário