LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"SINHÁ TENDINITE", O PESADELO DOS MÚSICOS

Nem tudo são sons e flores na vida dos músicos. Pelo contrário, a colheita se dá sempre após muito exercício, muita labuta diária que o público não vê e sequer imagina. Os que movimentam os braços, como marceneiros com seus serrotes, e atletas como remadores, e todos os que precisam do corpo para seu trabalho, são vítimas em potencial de lesões, notadamente a LER (Lesão por Esforço Repetitivo, ou síndrome do túnel do carpo), tendinites, tenossinovites, mialgias (dores musculares), bursites  e outras cuja simples menção traz calafrios aos artistas que já conviveram com uma delas.

Paganini, Capricho 24, "O Canhão"
O músico costuma tentar superar suas condições atuais de domínio de seu instrumento. Servem como exemplo certos ‘golpes’ de arco que podem exigir alta velocidade de articulação de dedos, mão, antebraço e braço, e ele o faz com velocidade cada vez maior, exigindo de seu corpo mais do que pode oferecer naquele momento. E ele o faz durante períodos cada vez longos, até que... a corda se rompe.

Bursite
Surge uma dor lancinante, que parece não querer ir embora. Finge se esconder quando tocamos, uma espécie de anestésico psicológico pela dor do esforço sobre a própria dor. Para o músico autônomo, é a espada de Dâmocles sobre a cabeça, a lhe ameaçar o próprio sustento e de sua família. Para o solista, a condenação. E para o músico empregado, o conforto da licença médica, ao menos no início do processo. Depois, a inevitável queda nos rendimentos. E a dor.

De médico em médico e de clínica em clínica, os portadores dessas doenças buscam a via tradicional (alopatia) ou uma solução não-ortodoxa, alternativa. Na angústia de resolver o problema, ele toma vários medicamentos, submerge o braço alternadamente entre água gelada e quente, toma ultrassom, luz infravermelha, choque elétrico, faz fisioterapia - para simplesmente ver o esforço ruir e a dor voltar. E o efeito psicológico é devastador: além do salário, o músico vê comprometida sua satisfação de tocar, seu progresso nos estudos e seu humor.

Escada de entrada: foto 2009
Buscando técnica e velocidade, sem o devido cuidado com uma regra mágica - pausas no estudo -, tive a primeira tendinite após um grande esforço nos exercícios. Pior: eu o fiz mesmo com o braço lesionado por um escorregão na pequena escada de pedra coberta de gelo, à frente do prédio onde eu vivia, em Boston. Mas tinha o recital mais importante pela frente, não podia desmarcar. E o fiz sob analgésico forte (os “painkillers”) e aqueles adesivos de bálsamo para suportar a dor, o cheiro de cânfora narcotizando todo o auditório. Era esquecê-la e tocar.

Em uma viagem ao Brasil, tratei-me com reumatologistas, fui a médicos especializados em medicina para atletas e tentei anti-inflamatórios muito eficientes para dores na coluna – e apenas elas. Ao voltar aos EUA, com toda a esperança depois de uma pequena temporada de praia no Rio de Janeiro, minha amiga ‘Sinhá Tendinite’ reaparece junto com a retomada de meus estudos.

Eugene Fodor
Pois foi em um ambulatório que descobri um médico que tratou diversos músicos da Sinfônica de Boston, além do então jovem e grande violinista russo Eugene Fodor, falecido em 2011. Fodor ia solar o Concerto de Brahms em Washington, mas teve a triste ideia de disputar uma partida de ‘squash’ (um jogo de raquetes parecido com o frescobol) pela manhã, quando seu tendão foi ‘fisgado’. Terminou sendo substituído no concerto por um ótimo solista, mas que não estava à sua altura nem tinha seu carisma, o que frustrou o público.

O saudoso Aírton Pinto
Em São Paulo, nosso antigo e saudoso ‘spalla’ da OSESP, o amigo Aírton Pinto, chegou a fazer cirurgias com um ortopedista dedicado a essas doenças, em procedimentos cujos caminhos do bisturi gostava de desenhar antes no papel. Também pedia para ver o músico tocar, para estudar-lhe os movimentos. Da cura de Aírton emergiram diversos músicos com o mesmo problema, atrás do mesmo cirurgião. Hoje há um alerta mundial: no caso dessas doenças, em músicos, cirurgia só no último dos últimos casos.

Uma bala só
Voltando a Boston e aquele médico de ambulatório, ele mesmo um violinista amador, saí com a receita de um tiro certo (caso o cidadão, como eu, busque a alopatia, com todo o respeito aos alternativos). No meu caso – não posso mencionar o nome de qualquer medicação, cada um procure seu médico -, uma droga com certo anti-inflamatório específico, potente relaxante muscular e analgésico começou a produzir efeitos em poucos dias. Estava acabando um martírio que foi e voltou durante seis anos, até que venci. (Se você é portador de uma das doenças citadas no começo deste artigo, seu médico lhe dará a segurança de tomar a droga certa. O uso não prescrito por médico de qualquer medicação, como se sabe, pode causar graves problemas, alguns piores do que a doença em si).

Um atleta olímpico supera sua marca às vezes um milímetro por dia, mantendo durante um tempo cada nova conquista, e só avança quando se sente confortável, sempre sob a supervisão de seu técnico. Não deve ser diferente com o aluno ou profissional de música. Se o caminho é longo, é bom trilhá-lo com segurança sabendo que o ritmo certo de estudo e a constância, sempre alternando intervalos, são a maneira mais segura para vencer obstáculos.


Arthur Grumiaux
Aquecimentos, preparações e alongamentos devem fazer parte da rotina diária de estudos. Se essas doenças não pouparam inúmeros virtuoses, a exemplo de Arthur Grumiaux (1921-1986), além dos já citados, isso é porque somos todos vulneráveis, e todo cuidado é pouco para evitá-las. 

Em música, não há atalhos, apenas muito suor e recompensas.

7 comentários:

  1. Muito bom a matéria, como poderia entrar em contato?
    Obrigado.

    Thiago Musetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no Facebook com meu nome completo: Henrique Autran Dourado. Obrigado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Consolador. Estou querendo morrer para reencarnar e voltar a tocar haha Acabei de pegar tendinite e já estou com o braço ridiculamente fraco e tremulo. Estou tentando arrumar tratamento ainda... Então há a possibilidade de eu prosseguir meus estudos? meus trabalhos...? Li que se tem a necessidade de parar de utilizar o membro em questão ao contrair tendinite :/ Sou violonista/compositor. Era artista de rua, tocava o dia todo finais de semana nas calçadas...

    ResponderExcluir
  4. Consolador. Estou querendo morrer para reencarnar e voltar a tocar haha Acabei de pegar tendinite e já estou com o braço ridiculamente fraco e tremulo. Estou tentando arrumar tratamento ainda... Então há a possibilidade de eu prosseguir meus estudos? meus trabalhos...? Li que se tem a necessidade de parar de utilizar o membro em questão ao contrair tendinite :/ Sou violonista/compositor. Era artista de rua, tocava o dia todo finais de semana nas calçadas...

    ResponderExcluir
  5. Sou acordeonista, e fui acometido há três anos por dores no braço direito que até hoje nenhum médico conseguiu descobrir. Fiz ressonância , eletroneuromiografia e nada... Só sei o local da dor... Músculo flexor . Será que existe um anjo no RJ que descubra o mistério dessas dores??

    ResponderExcluir
  6. Sou acordeonista, e fui acometido há três anos por dores no braço direito que até hoje nenhum médico conseguiu descobrir. Fiz ressonância , eletroneuromiografia e nada... Só sei o local da dor... Músculo flexor . Será que existe um anjo no RJ que descubra o mistério dessas dores??

    ResponderExcluir