LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LÍVIA RÉV, 90 ANOS, EM PLENA FORMA

A música como exercício físico, mental e espiritual

Idade, em música, não é limitação, quando não se deixa levar pelo tempo. Livia Rev, pianista com diversos álbuns gravados e extensa carreira, dá o exemplo. Enquanto os dedos se moverem, parece que a chance de continuarem em forma é muito maior. Vi o mesmo exemplo em Louis Kraesner, a quem Alban Berg entregou para estreia seu concerto para violino “À memória de um anjo”, partitura dedicada à jovem Manon Gropius, falecida precocemente. Kraesner lecionava e tocava aos 90, assim como David Walter, da Juilliard School, e, o mais impressionante: fui ver Nathan Milstein, um dos maiores violinistas do século XX, impecável na execução da integral das sonatas e partitas para violino solo de Bach – isso, por volta de 1980, aos 76 anos de idade – a integral gravada por Milstein, que comprei depois da apresentação, tem uns 4 discos. Haja resistência.

Manter a memória em exercício constante, e os dedos e braços em exercícios diários, permite superar as perdas naturais do envelhecimento e proporcionam uma vida muito mais recompensadora para o músico na chamada melhor idade.

No filme abaixo, Livia mostra sua arte e técnica ao completar... 90 aninhos! Impromptu 4, de Chopin, na Sinagoga de Szeged

(colaboração de Roberta Galvão):


Nenhum comentário:

Postar um comentário