LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

domingo, 16 de dezembro de 2012

ANEDOTÁRIO MUSICAL - II



Finalmente, os maestros. Ah, esses divinos líderes expostos à fúria crítica dos músicos, apesar dos leves sorrisos nos lábios! Em certa loja, estavam à venda dois canários. A primeira gaiola trazia uma placa: canário cantor, R$ 100. A segunda: canário mudo, R$ 1.000. Instado por um freguês curioso sobre o porquê de um canário mudo custar dez vezes mais do que um que canta, ouve a explicação do vendedor: “não canta, mas rege”. Do lado verdadeiro, Franz Strauss, trompista pai de Richard Strauss (de “Assim falou Zaratustra”), ao chegar um novo maestro sempre se dirigia ao estreante de forma agressiva: “ao entrar em um palco, pelos passos a orquestra já sabe quem vai mandar, ela ou o regente. No seu caso, somos nós”. Eis uma famosa pergunta: “por que o regente deve ser enterrado vinte pés abaixo da superfície? Porque no fundo, no fundo, ele é bom”. E “por que todo regente vai para o Céu? Porque quando chega lá, já havia cem músicos orando por ele”.
Happy hour after concert
Tudo não passa de uma brincadeira sadia. Nem de perto o fanatismo doentio e agressivo de alguns torcedores de futebol. Ao terminar o concerto, músicos costumeiramente se reúnem para uma pizza ou um chope. Isso faz parte da necessidade de se comemorar uma boa apresentação, um bom show, queimando os últimos restos de adrenalina que vêm necessariamente com a ansiedade, coisa de que nenhum artista se livra. Ali, todos compartilham, e quando o maestro se junta, é sempre sem a batuta, porque diante de um bom vinho, como já fazia o velho Bach, há séculos, todos são iguais. Tudo é permitido, claro, mas só até o próximo ensaio.
Eleazar
Eleazar de Carvalho, ao reger pela primeira vez a Filarmônica de Nova Iorque, ouviu de um músico que havia um certo clima desfavorável ao brasileiro: “maestro, toda orquestra tem um líder. Isso é fato. “Aqui, por exemplo, é o primeiro oboé”. Pague-lhe um café. Assim fez Eleazar, e depois do ensaio ambos saíram para algum drinque. Brincadeiras, abraços... No ensaio do dia seguinte, o maestro subiu no pódio, ante  a aprovação do oboísta, dirigiu palavras gentis à orquestra, deixando escapar uma ou duas de sua coleção de anedotas. Com isso, seduziu esse verdadeiro polvo de cem tentáculos que é uma sinfônica.
Programa de concerto: Eleazar de Carvalho
Consta que foi um belíssimo concerto (veja ao lado o  programa: 5 de novembro de 1959, no Carnegie Hall, com Casadesus como solista). Eleazar foi um homem que pouquíssimo espaço deixava para anedotas: primeiro, pela sua competência inquestionável. Segundo, porque ele mesmo era o melhor piadista, dentro e fora do palco, nos ensaios e até mesmo, acredite, em concertos. Foi uma anedota viva.
Parnassus
O músico é um artista que reclama, critica e faz brincadeiras por natureza. Ora, que mais pode um sujeito que passa a vida em busca do gradus ad parnassum? (“degraus para a perfeição”). Ele cobra, de todos e de si mesmo, e por isso sofre. Mas tem a diversão da vida que escolheu e a alegria de transmiti-la aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário