LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O ORATÓRIO DE NATAL

A OBRA-PRIMA: O ORATÓRIO DE NATAL, DE J. S. BACH

Johann Sebastian Bach (1675-1750), como bom compositor de igreja (foi “Kantor”, ou ‘mestre de capela’), deixou duas obras-primas monumentais em louvor ao sofrimento Cristo pela salvação de seu povo na terra: a “Paixão segundo Mateus” e a “Paixão segundo São João”. Porém, é grandioso, envolvente, sublime, o “Oratório de Natal”, narrado pelo personagem Evangelista, que faz os chamados ‘recitativos’. O “Oratório” de Bach leva aproximadamente três horas, e é composto de seis partes: ‘Nascimento’, a ‘Anunciação dos pastores’, a ‘Adoração dos Pastores’ (em celebração ao ano vindouro), a ‘Circuncisão de Jesus’ (da prática judaica), a ‘Jornada dos Reis Magos’ e a ‘Adoração dos Reis Magos’. Essa talvez seja a obra que mais aproxima o homem do espírito do Natal, da adoração ao Criador. Bach a compôs em devoção a Deus, inspirado em seu Filho na terra.

Presentear alguém com um CD desta obra é deixar uma lembrança para todos os anos! Há também um lindo DVD (da Deutsche Gramophon), com Harnoncourt regendo solistas, coro e orquestra. É para assistir e se envolver, impossível não gostar, está acima de gostos e preferências. É uma música que aproxima os que a ouvem do Criador. Cada parte do Oratório termina com uma exclamação de júbilo: ‘Ah, Jesus Menino’, ‘Meu coração se rejubila’, ‘Alegre-se e cante’, e ‘O triunfo está completo’, são os últimos versos de quatro dos seis Coros. Para dividir e compartilhar com alegria.

No link do Youtube abaixo, John Gardiner rege o Coro de Monteverdi e os Solistas Barrocos Ingleses, com a soprano Bernarda Fink na ária "Schafe, mein Liebster". Oratório de Natal de Bach (BWV 248), Parte II. Os instrumentos usados são reproduções de modelos de época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário