LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ROSA-ROCHEL: DUO DE VIOLÕES 'LEVA' 1o. LUGAR NO PRÉ-ESTREIA

ROSA-ROCHEL (OU PAULO-MARCELLY)
Grandes vencedores do concurso Pré-Estreia
(Foto: Kazuo Watanabe)

Como não podia deixar de ser, domingo passado (11/12), às 16h, pudemos curtir à vontade o programa “Pré-Estreia”, da TV Cultura, talvez o maior, mais completo e mais diversificado concurso de música clássica já criado no Brasil. A final foi vista por músicos de todo o país.

Uma das novidades é que o concurso foi feito para TV, o que exige muito da presença no palco, fora estar sendo visto e filmado por diversos ângulos. Outra, é que havia duas categorias: solista e música de câmera – no qual se encaixa nosso duo de violões. Marcelly Rosa, nascida em São Paulo, tem apenas 16 anos e reside em Tatuí há sete anos. Paulo Rochel, 20 anos, é de Angatuba e estuda na FATEC de Tatuí. Ambos são alunos do Conservatório, nas classes de Edson Lopes e Marcia Braga, a quem parabenizamos de coração.

O setor de violão clássico é um dos que mais tem crescido no Conservatório. Há mais de um ano com instalações adequadas, conforto, sala de ensaios e aquele silêncio que o instrumento exige, tem trazido rendimento cada vez melhor e diversos prêmios para os alunos.

O Duo mudou o repertório a ser apresentado na grande final, o que causa sempre alguma ansiedade; no entanto, foi talvez por esse desprendimento e por essa vontade de vencer que uma transcrição de um sexteto para cordas de Brahms (Op. 18) feita pelo virtuose inglês John Willimas, bastante difícil, tenha convencido os jurados – creio que por unanimidade – a entregá-los o polpudo prêmio de R$ 35.000,00, mais propostas de recitais, etc.

Como diz o título do programa – Pré-Estreia -, Marcelly e Paulo agora já estão na estreia da carreira de solistas profissionais. O Brasil é pródigo em grandes nomes do violão, como os Irmãos Assad, Sergio Abreu e Fábio Zanon; no popular, Laurindo de Almeida, Yamandu Costa e Baden Powell. O violão talvez só perde o lugar de instrumento favorito para nossas dezenas de pianistas premiados no exterior.

Vamos guardar o nome desses dois jovens e acompanhá-los -  há uma luta longa e inglória que eles deverão prosseguir, não vai ser nada fácil e eles sabem. Mas parece que ambos nasceram com aquela “estrela na testa” que só os vencedores têm. Obrigado, meninos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário