LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 20 de abril de 2012

I - O ENLACE INCESTUOSO ENTRE A MÚSICA CLÁSSICA E O PODER PÚBLICO

I – Nuremberg, os Mestres Cantores e os vapores do Danúbio

No século XVII, a prefeitura de Nuremberg, Alemanha, resolveu disciplinar seus músicos, afeitos à costumeira baderna nos ensaios. Proibiu ensaios fora da prefeitura (foto ao lado), e passaram a ter a estrita vigilância de um subprefeito que conhecia música, para não ser ludibriado. Além disso, mais burocracia: passaram a classificar os músicos em categorias. O iniciante era um Schüller; quando promovido, tornava-se um Schüllfreund; depois, Sönger, assim que aprendia a ler música (Tablatur). Com o tempo, chegava ao posto de  Dichter e finalmente Meister. Quem não conhece a ópera “Os mestres cantores – Die Meistersinger - de Nuremberg”, de Wagner, e sua famosa abertura? (veja e ouça no vídeo abaixo). Os cantores eram classificados em Singermeister, Singermeistermeister, e finalmente em Singermeistermeistermeister. Não é piada, é sério.  Coisas da língua alemã. 

O ‘Guinness’ registra como palavra mais longa um certo... Donaudampschiffartselektrizitaetenauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft: ‘Clube dos Oficiais de Vapor do Rio Danúbio’. Haja fôlego.

[Abaixo, veja e ouça a Filarmônica de Viena, regida por Christian Thielemann, na abertura da ópera “Die Meistersinger von Nürnberg]


Nenhum comentário:

Postar um comentário