LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sábado, 13 de outubro de 2012

III – 1961. Fidel e Che no Rio. As cataratas de Guevara.

Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara

Voltando mais ainda no tempo, no final da gestão JK chegaram ao Brasil dois grandes pop-stars mundiais, que haviam derrubado o ditador Fulgêncio Batista, em Cuba, em visita por um estreitamento da cooperação comercial entre os dois países: Fidel Castro e Che Guevara. Como porta-voz da presidência, restou a meu pai “fazer sala” para o incensado guerrilheiro de Sierra Maestra, com sua boina e charuto. Era o Che.
As cataratas do Iguaçu
Segundo meu pai, não havia frase em que ele, durante horas – se não foram tantas, devem ter parecido assim – não se referisse à “democracia y libertad”, usando essa expressão tanto quanto nós usamos “bom”, “sabe”, “pois bem”, “éee...” e outras. Era caudaloso como as cataratas do Iguaçu.
E mais para trás ainda, em 1960, a revolução de Fidel e Guevara saída quente do forno – e ainda não declarada comunista -, chega ao Brasil o filósofo e escritor Jean Paul Sartre, juntamente com a genial Simone de Beauvoir, para uma peregrinação intelectual de dois meses no país. Meu pai recebeu um exemplar autografado pelo genial francês do livro “Furacão sobre Cuba”, que acabara de ser lançado em português.
Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre e Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário