LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

domingo, 28 de outubro de 2012

VII – A Avenida Brasil, a política e a Sorte e Azar, do Cazuza.


Por fim, a novela avança e domina a política: enquanto o ator Marcello Novaes gravava as cinco possíveis mortes de seu personagem, Max – sim, novela também é obra aberta! -, Dilma pediu um telão para o povo assistir ao último capítulo após o comício de sexta, dia 19 de outubro, em Salvador, no afã de alavancar a campanha de seu candidato Nelson Pelegrino (foto ao lado). Já o adversário, ACM Neto, entrou na Justiça para tentar impedir, por liminar, o poderoso telão, isca de camarão fino para o populacho, faminto pelo grande espetáculo (o da novela, cabe ressaltar). Ao mesmo tempo, por não ter o condão divino da onipresença ou da ubiquidade, Dilma cancelou sua participação no comício de Haddad, em São Paulo, dia 19, transferindo-a para sábado, dia 20 de outubro. Pois será Sorte e Azar (música-tema de Cazuza na nova atração global das 21 h, Salve Jorge!) - para todos os candidatos que disputarão o segundo turno. [veja e ouça Cazuza abaixo]


2 comentários:

  1. Eu não costumo assistir tudo quanto é novela, mesmo porque seria impossível. Mas, às vezes, surge uma novela interessante, com uma história bacana e atores sensacionais. Eu adorei Avenida Brasil, primeiro pela Adriana Esteves fazendo papel de vilã, quebrando o estereótipo de "Adriana Esteves cara de boazinha". A energia agressiva com que ela interpretava me arrepiava, eu não conseguia sair de frente da tv pensando "de onde ela tira toda essa energia?!". O mesmo ocorreu com outra novela do João Emanuel, A Favorita, em que Patrícia Pillar "trocou" de posição com Claudia Raia, fazendo o papel da vilã, também quebrando a imagem da boazinha e impressionando com a capacidade de transformação instantânea entre "demônio e anjo".
    Outra característica das novelas de J.E.C. é a maneira como ele joga todos os personagens da trama contra a "mocinha" a favor da "vilã", desmascarada pela mocinha após trabalhos malabarísticos de detetive.
    O segundo motivo foi a linha constante da ideia inicial: não foi o tipo de novela que começou de um jeito e terminou de outro completamente diferente. Começou com a ideia da vingança, em que Nina teve seu pai assassinado, seus bens roubados e jogada no lixão (a chamada de estreia da novela era justamente ela dizendo "você vai devolver tudo o que é meu, eu vou me vingar"), terminou com o sucesso de sua vingança (com uma reviravolta completamente dramática, em que sua vingança tomou proporções inimagináveis, afetando a todos afinal, vingança alguma poderia ser positiva) e concluindo, inesperadamente, com o perdão mútuo entre "heroína" e vilã, quebrando a ideia de que a vilã tem que simplesmente morrer no final: Carminha reconhecendo as consequências miseráveis de seus erros e Nina/Rita, por perceber que Carminha foi o resultado infeliz de desgraças passadas de geração em geração.
    Isso porque eu não costumo assistir novela, né? rs...

    ResponderExcluir