LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BATTISTI EM DUAS LIÇÕES: MÚSICA E VIDA

FRANK BATTISTI DEIXA MARCA HISTÓRICA NO
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Regente traz exemplo de vigor musical e de vida

Pela primeira vez no Brasil, maestro Battisti traz uma lição que vai muito além da música. Quando apresentei o maestro à Banda Sinfônica, sugeri, pois o conhecia, que prestassem atenção à batuta, porém mais ainda nos olhos dele e no coração. Por ter trabalhado com ele por mais de um ano, em Boston, sabia que o maior nome da regência de conjuntos de sopros e bandas abriria seu coração. Frank é capaz de reger com os olhos, e seu carisma se impõe não pela força da autoridade, mas pela força da presença, quase que uma aura que traz uma mensagem de amor.

Suas palestras emocionaram até leigos. Não foram poucas as lágrimas derramadas, pois o coração de Frank é muito maior do que ele mesmo, e quando transborda coloca as pessoas em uma espécie de dimensão especial. Não gastou palavras em vão nos ensaios, suas exigências desciam aos menores detalhes – o que fazia em tom não-professoral, mas era sempre entendido como uma grande lição. Esses detalhes, somados, proporcionaram um concerto em que a Banda se mostrou em sua melhor forma, como conjunto e capaz de articular sons e frases com sutileza e sofisticação.

A recepção foi calorosa: é fato raro – ao menos entre os ‘mortais’ - um maestro ser recebido de pé por platéia e músicos logo à entrada, o que foi visto não de forma gradativa, uns e outros puxando a plateia, pareceu uma reação instantânea dos presentes.

A emoção havia tomado conta do público, e isso colaborou para o espírito harmonioso que se espalhou: o maestro titular da Banda, Dario Sotelo, dedicou, em nome do Conservatório, o concerto à memória das três alunas falecidas na sexta-feira, dia anterior da apresentação. Ao invés de um minuto de silêncio, Dario pediu uma salva de palmas - e foram longas palmas - para as três alunas. Era o que poderíamos fazer de melhor por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário