LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEMANA DA MÚSICA

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ RETOMA UMA ANTIGA PRÁTICA
Apresentações da ‘Semana da Música’ terão alunos como solistas

De 20 a 26 de novembro, sempre às 20h30, os grupos artístico-pedagógicos (Banda Sinfônica, Orquestra, Jazz Combo, Big-band, etc.) e pedagógicos se apresentam celebrando o dia do músico, que é festejado no dia 22, de Santa Cecília, sua padroeira (foto do blog: Teatro Procópio Ferreira).

Durante o ano inteiro, artistas nacionais e internacionais se apresentam, seja como solistas, em grupos de câmera, ‘masterclasses’, etc. Desta vez, volta-se à idéia original, da forma com que a ‘Semana’ foi concebida pela itapetininguense Yolanda Rigonelli, quando assumiu a direção do Conservatório: os alunos são os solistas. Esta será a 51ª ‘Semana da Música’, que deve a Yolanda a iniciativa de criação.

É muito difícil ter uma oportunidade para se apresentar como solista à frente de uma orquestra ou conjunto. Neste ano, e daqui por diante, selecionamos por meio de concursos internos os solistas da ‘Semana’, o que não apenas ajuda os alunos a se prepararem para a vida de concursos e competições mas também para a difícil arte de se portar e tocar à frente de um conjunto – sem falar na experiência enorme que isso traz, e como marca importante no currículo de quem está dando a largada para o início de uma carreira que desejamos brilhante.

Penso ser este um grande avanço ao futuro - curiosamente olhando para trás. Schoenberg, grande compositor, professor e musicólogo, disse que “a grande tarefa do educador é buscar no passado o que foi feito, para saber trilhar os caminhos do presente e apontar para o futuro aquilo que, presumivelmente, deverá acontecer” (tradução bem livre, de memória). É por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário