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domingo, 4 de novembro de 2012

II – A decepção inicial, o gênio, seus ídolos e as contradições do pensamento.



A iniciação musical de Wagner foi decepcionante: Numann e Robert Sipp, professores de música do jovem, chamaram os pais do garoto para dizerem que o rapaz era muito inteligente, e poderia seguir qualquer carreira, menos em música. Pois aquele menino, ao contrário, veio a romper com as tradições e mudou os rumos da música ocidental, e de maneira tão marcante que tudo o que foi feito depois dele, na linha-mestra histórica, tinha vestígios de sua sombra, e mesmo às vezes o rosto dele estampado.
Bakunin
Com Wagner a ópera consolidou-se de vez como gênero sério, monumental e definitivo. E foi polêmico: fazia propaganda rasgada do antissemitismo, do vegetarianismo, e mesmo do budismo e outros modismos que proliferavam na Europa. Amava Nietzsche, filósofo e poeta cultor da “morte de Deus”, mas abraçou Bakunin, famoso revolucionário anarquista russo, e Feuerbach, que abriu caminho para Marx. Pois isso era Wagner, os dois lados de uma mesma moeda.

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