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domingo, 4 de novembro de 2012

V – Os amores de Wagner e seus personagens: a arte imita a vida.

Cosima e Franz Liszt

Wagner cedo se separou de sua esposa para ficar com Cosima Liszt, filha do grande virtuose do piano Franz Liszt; ela, por sua vez, era casada com Hans Von Büllow, o primeiro regente profissional não-compositor da história. E a arte de Wagner segue a vida: na ópera O Navio Fantasma (“Die fliegende Höllander”, para quem quiser procurar no Youtube), Senta quer largar o noivo para fugir com o misterioso holandês; em “Tannhäuser”, Isabel passa por drama semelhante, e na monumental Tristão e Isolda esta última quer fazer par com seu amado, mesmo tendo ele matado seu noivo Morold, para que ela se casasse com o rei Marcos. No final, uma cena inesquecível: Isolda morre abraçada ao corpo de Tristão, cantando “no esplendor dessa luz eterna, em pleno êxtase eu me perco e me regozijo”. Dramas semelhantes aconteceram com outros pares de óperas de Wagner, como Eva e Stolzing, Brunita e Siegfried, Sigilda e Siegmund, e por aí vai. 

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