LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

domingo, 11 de novembro de 2012

ORAÇÃO DE UM PAI - II


Quem conhece Isabela sabe-a lutadora, perfeccionista, incapaz de aceitar os próprios erros - não por vaidades fúteis, mas por sua inteligência, com a qual se diverte e diverte todos os que chegam a sabê-la. Conhecemos a Isabela das letras, pois tem o punho da artista; a Isabela da lógica, que raciocina com sua dialética particular; a Isabela musicista, com suas habilidades natas. E hoje vemos a ambição com que descortinou, dentro desse conjunto todo de seu já quase maduro conhecimento, o  mundo da ciência exata. Mas cuidado, cabe desde já adverti-la, porque a ciência tudo pensa e tudo pensa que explica de forma exata, mas, diria algum poeta imaginário, na Terra ela muito pouco ata ou desata.

"O Pensador", de Rodin
Faz tempo que o homem vem perdendo as qualidades chamadas universais, tão caras aos tempos clássicos das luzes; hoje, especializa-se cada vez mais, e dentro desses cada vez mais restritos compartimentos conhece-se muito mais sobre cada vez menos, o que vem a resolver problemas cada vez menores e de menos, sem usufruir de todo o conhecimento adquirido e conquistado pela civilização em milênios. Pois então, o que desejar para nossos filhos, como realmente sabê-los e querê-los? Nós os queremos rompendo esta grande barreira, que agora começa no portão do colégio - palavra que no passado significava reunião de indivíduos notáveis e dignos -, rumo ao sonho da universidade, palavra outra que por sua vez vem de universo, universalidade, lugar plural de conhecimento e pesquisa.

Drummond
De lá, esses filhos que agora sabemos e conhecemos partirão para a vida, e torceremos para que consigam ao máximo aproveitá-la, pois, como disse outro grande poeta, o chamado poeta maior, Drummond de Andrade: “da vida nada se leva, a não ser o que se leva dela”.

Abre-se agora para Isabela o horizonte dos sonhos, os sonhos das conquistas, as conquistas que deverá realizar durante esta luta longa e inglória em que é imperioso prosseguir e vencer, para que assim vencendo ela seja feliz, e o sendo, que todos também possam sabê-la. Filhos - perdão, mestre Vinicius -, eu acho melhor tê-los. Pois é somente quando os temos que fazemos por merecê-los. Quanto à Isabela, peço vênia para terminar essa costura e concluir: folgo muito em sabê-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário