LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ESTADO X GUITARRISTA PRODÍGIO

GUITARRISTA PRODÍGIO NOS EUA
É IMPEDIDO DE TRABALHAR
Tallan (“T-man”) Latz, menino de 8 anos que
passou a trabalhar como profissional,
é impedido de tocar pelo Estado de Milwaukee

“T-man” é um garoto como outro qualquer. A não ser pelo fato de que, ao invés de querer um ‘game’ de aniversário, aos cinco, preferiu uma guitarra, para tantar ser como seus ídolos: Jimi Hendrix e Steve Vai. Dedicado ao ‘blues’, “T” aos oito já estava escalado para inúmeros clubes e casas noturnas, para onde ia acompanhado de seu pai, para angariar dinheiro, já pensando em cursar uma universidade.

A lei de Milwaukee contra o trabalho de menores é implacável, e Steve foi obrigado a se despedir dos shows noturnos. Passou a tocar apenas em festinhas, evitando clubes onde pessoas consomem bebidas alcoólicas – o cerne da questão. O pai diz: “mas meu filho não bebe”, mas as autoridades são implacáveis.

O problema, no entanto, é que a encrenca não parou por aí: o menino passou a receber ameaças de morte – seguramente, pelos que perderam espaço para o talento dele. O pai cogitou em ir para outro estado, com leis mais liberais, mas temeu ser enquadrado em lei federal.

Há mais de 300 anos, já aos 6, uma criança de Salzburg, na Áustria, fazia sucesso por onde passasse, seja ao violino ou cravo. E sem problemas. Chamava-se Wolfgang Amadeus Mozart. “T” não é Mozart, nem Milwaukee é Salzburg, mas, vamos e venhamos, é difícil não entender essa frustração. (Veja matéria do telejornal ‘12 News’ disponibilizada pelo Youtube. No filme abaixo, "Voodoo Child", de Jimi Henrix, quando Latz tinha apenas 7 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário