LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HIV NOS CINEMAS?

“HOAXBUSTER” (“Caçador de hoaxes”)
HIV em agulhas infectadas nas poltronas dos cinemas?

Circula na Internet mais um ‘hoax’ maldoso, que na verdade teve início em 1999 nos EUA. Uma agulha de seringa estrategicamente colocada em uma poltrona de cinema estaria infectada com o vírus HIV. Quando o cidadão se senta, é ‘espetado’ e... vê um bilhetinho dizendo “você está contaminado com HIV”. (Lembrando: ‘hoax’ viria de ‘hocus pocus’, expressão supostamente extraída de rituais de bruxaria da Idade Média. A tradução literal é ‘enganação’, ‘embuste’. E geralmente vem com ‘trojans’, ‘worms’, essa ‘fauna’ cibernética – essa sim, praga virótica incontrolável).

Já naquela época (1999) se sabia há algum tempo que o vírus HIV, se não injetado, claro, e se estiver apenas na agulha, morre em poucos segundos ou minutos. (Mas todo cuidado é sempre pouco: há outras doenças). As agulhas que foram supostamente encontradas em cinemas da Virginia, no Texas e em Colorado, em sua maioria simplesmente nunca existiram. Quando encontradas, não possuíam o vírus. Há muitos sites comentando esses ‘atentados’, que nada mais são do que terrorismo cruel de desocupados. Dê uma busca, e vai encontrar em sites de Universidades como a da Califórnia coisas assim:

A more recent story in the Washington Times stated that none of the needles found in Virginia were contaminated with HIV or any other disease. Pulaski police Sgt. David Moye called the copycat pranks "a ploy to make people afraid to live every day"  (trad. livre: “uma manobra para criar em pessoas medo de viver o dia a dia”).
Por fim, o site “Hoaxslayer” (“Matador de ‘hoaxes’), cita emails com aparência oficial e falsas informações policiais com nomes de autoridades ‘omitidos’, e recomenda não repassá-los, e sim apagá-los (no caso ao lado, a do HIV nos cinemas: http://www.hoax-slayer.com/hiv-cinema-hoax.html
Não repasse o e-mail. Se tem alguma dúvida, pergunte a um infectologista ou vá a um centro de controle endêmico, eles são os profissionais gabaritados aptos a lhe dizerem se existe a hipótese e quais as chances. Já temos razões demais para viver com medo de violência e outras coisas, agora só falta acabarem com os cinemas. Diante de ‘hoaxes’ como esse, sempre me pergunto: quem lucra com isso? Porque só pode haver interesse por trás do boato. Mas qual? Guarde o endereço do “matador de hoaxes”: http://www.hoax-slayer.com/. Mostra como confirmar os últimos ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário