LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

2012: CENTENÁRIO DO 'VELHO'

ELEAZAR DE CARVALHO 2012: OS 100 ANOS
DO VELHO MARINHEIRO

Em 2012, vamos celebrar os 100 anos de nascimento daquele que foi o maior regente da história de nosso país. Respeitado não só aqui, mas em todo o mundo marcou história. (Eu mesmo, nos EUA, volta e meia encontrava músicos que haviam tocado com ele e regentes que haviam estudado com o “Velho”).

Não havia conversa fiada, aquilo de “comer rapadura e arrotar caviar”. Eleazar era admirado como um grande nome no mundo sinfônico. Com seu jeito sisudo e brincalhão (se é que alguém mais consegue ser os dois ao mesmo tempo), piadista e exageradamente pomposo, levava as orquestras ‘no braço’, com domínio absoluto. O mundo sinfônico do Brasil se divide em dois: antes de depois de Eleazar, e está para nascer quem consiga fazer-lhe sombra como regente e ser humano.

Por trás de sua estudada figura carrancuda, parte de seu ‘show’, Eleazar tinha o coração mole como o de uma criança. Conheci-o de perto e privei de uma amizade que só terminou quando o perdemos, anos após minha saída da OSESP. Seu lado humorístico era impagável, e seus defeitos desapareciam por trás de seu carisma. Faz falta. Mas éramos felizes e sabíamos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário