LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEDOS E BOCA

DOIS ‘CARAS’ E UMA FLAUTA
Ariel Zuckerman toca ‘dedos’, e Eyal Ein-Haban ‘boca’.

No dia do Músico, em um programa da Filarmônica de Israel, os dois músicos, em um programa didático para crianças, chama atenção e diverte tocando a famosa “Badinerie” da Suíte Orquestral No. 2 de Bach. Ariel no bocal da flauta, e Eyal nas chaves, com os dedos.


Se você já viu este vídeo, cabe uma reflexão. Já que falei sobre Toscanini no texto anterior, voltamos ao papel da mão esquerda e  da direita, na regência. Assim como Toscanini, grande parte dos regentes deixa à mão esquerda a interpretação, a dinâmica (alterações de volume), enquanto a direita se incumbe do ritmo, das entradas (ataques). Sendo Toscanini um violoncelista, nada mais natural que reservasse à mão direita o ritmo e, à esquerda, a interpretação, as qualidades ‘cantantes’ do instrumento -  e da orquestra. Isso vale para todos os instrumentos de cordas e, por que não dizer, de sopro, exceção feita talvez à trompa.

Na flauta, Eyal articula as notas com os dedos, enquanto Ariel Zuckermann, em sincronia, dá a dinâmica e imprime caráter à interpretação. Em um movimento lento, esses papéis ficariam mais evidentes.

Curiosamente, segundo os cientistas, o hemisfério esquerdo prioriza a razão, e domina, enquanto ao direito fica reservada a criação, a intuição, a emoção. Trata-se de jogo inverso do que tratamos acima. Como a lógica, segundo diversos pesadores, seria equilibrar o domínio do cérebro entre as duas partes, não apenas a inversão, no caso da música, parece fator de equilíbrio, e a busca desse equilíbrio pode ser a chave para um virtuosismo musical e não técnico – que, quando mecânico, chega a ser enfadonho como o som de uma máquina de costura.

Um bom artigo (em inglês) sobre o assunto ‘hemisférios cerebrais’ está em http://www.idrisjusoh.com.my/wp/?p=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário