LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sábado, 8 de outubro de 2011

VERTIGEM

O MINOTAURO E O LABIRINTO
A mitologia e a doença do equilíbrio

O Minotauro, na mitologia grega, era uma criatura com corpo humano e cabeça de touro, e para abrigá-lo sem que fugisse, foi construída uma obra enorme, em Cnossos, com mais de 1300 espaços, erguida para o rei Minos, de Creta; daí o Minos+taurus  (touro). Coube a Teseu decifrar os caminhos do labirinto e matar o Minotauro.

A labirintite é o nome genérico que se dá a uma infinidade de doenças do equilíbrio, seja por parte do ouvido interno (o ‘labirinto’ propriamente dito), por razões emocionais, estresse ou ainda uma diversidade de outras afecções. A sensação é de que se perde o chão, o prumo, e pode chegar a sérias vertigens, náuseas e vômitos.

É impressionante o número de pessoas que sofrem ou sofreram de algum distúrbio do equilíbrio – se você não foi vítima, certamente tem na família quem é refém das recidivas. A labirintite pode durar horas, dias, meses ou anos. O tratamento é muito mais eficaz se envolve terapias, relaxamento, mudança de hábitos e outros. Torça para não ser mais uma vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário