LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OS 'ANTHEM' E OS HINOS DA COMARCA DE TATUÍ

OS HINOS DA COMARCA DE TATUÍ
Entrega oficial acontece no dia 26/10 às 20h30, no
Teatro Procópio Ferreira

‘Hino’ é palavra que vem do inglês ‘Anthem’, por sua vez advinda do grego ‘antiphona’, que por sua vez designa a música composta para esta parte do rito litúrgico. Na Inglaterra, originariamente, o ‘Anthem’ era cantado segundo a tradição da igreja anglicana, de onde surgiu o primeiro Hino Nacional (‘National Anthem’) de que se tem notícia, o famoso ‘Deus salve a Rainha’, verdadeira exaltação à figura máxima da nobreza britânica.

O Hino norte-americano, o ‘Star spangled banner’ (“Bandeira salpicada de estrelas”, clipe acima), ainda segue a bela tradição dos ‘Anthem’ anglicanos, com uma melodia simples, que pode ser entoada ‘a cappella’ (como na igreja, sem acompanhamento) sem perder sua essência patriótica e a grandeza musical. A letra é belíssima: “Oh, diga, a bandeira salpicada de estrelas ainda tremula / sobre a nação dos livres / e o lar dos bravos”. A gravação acima foi feita com toda a pompa militar, coro impecável, de forma oficial.

A famosa “Marselhesa” é o Hino Nacional francês. Porém, tendo sido composta para a tomada da Bastilha, durante a Revolução, tem espírito de marcha militar – e letra idem: “A bandeira sangrando se ergue / o dia da glória chegou...”. O Hino Nacional brasileiro foi escrito por Francisco Manuel da Silva, grande compositor, em estilo de marcha de influência claramente vienense, em 1831, somente passando à República em 1889, tendo a letra de Osório Duque Estrada sido incorporada apenas em 1922!

Os Hinos têm o espírito cívico de exaltação às entidades que representam – seja os nacionais, municipais, de escolas ou mesmo de clubes de futebol. Revelam as riquezas de cada, país, região, cidade ou organização. Pois assim não haveria de ser com os que ora entregamos, com orgulho, aos municípios da Comarca de Tatuí? Em 2008, quando da cerimônia de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos, optamos por não executar o hino de Tatuí até que organizássemos os de toda a Comarca.

Assim, temos o grande orgulho de entregar, dia 26, os hinos prontos e gravados de Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Porangaba, Quadra, Tatuí e Torre de Pedra. Que o símbolos dessas cidades sirvam para erguer suas bandeiras e envolver o brasões da história gloriosa dos rincões dessa histórica região paulista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário