LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 8 de junho de 2012

II - SCHUMANN, CLARA WIECK E XUXA: Da união de Schumann e Clara ao fim previsível do compositor.

Porém, passada a idade da tutela paterna, a união de Clara e Schumann aconteceu como em um conto de fadas, em 1840. Boa parte da obra de Schumann foi dedicada à sua amada, e em todos os “Lieder” – nada menos do que 250 canções -, entre peças para piano ou com outros instrumentos.  Veja e ouça esta versão apaixonadíssima do recente fenômeno do piano, Lang Lang, tocando o OP. 157 de Schumann, Traumerai (devaneios);

 

Vista do Rio Reno
A partir de 1833 Schumann passou a ter frequentes acessos nervosos, e alguns anos depois perambulava nas ruas dizendo que ouvia “recados musicais” de Schubert e Mendelssohn; os compositores, dizia, faziam sugestões musicais para suas obras. Desesperado, tentou o suicídio atirando-se no rio Reno (foto), mas foi salvo e internado em Edernich. Veio a morrer dois anos depois, aos 46 anos.
A essa altura você deve estar se perguntando o porquê de eu colocar Xuxa – a “Rainha dos baixinhos” – no título, ao lado de dois gigantes da música. Mas é isso mesmo, como diriam os franceses, “et pour cause” (mais ou menos ‘por causa disso mesmo’). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário