LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sábado, 2 de junho de 2012

III - VOU-ME EMBORA PARA PLÖN, LÁ VOU SER AMIGO DO REI

3.   O TURISMO E A MÚSICA EM PLÖN

Castelo da Princesa
Os redutos turísticos são diversos: o Castelo de Plön, renascentista, a Torre de Parnass, a Torre de Água, de 1903, a “Caminhada do Planeta”, e museus como do de Plön District”, a Casa do Parque da Natureza, a Casa da Princesa e a Fundação Fritz-During. Plön é a sede do Teatro Kinglestein de Marionetes, que se apresenta por toda a Europa.

Paul Hindemith, compositor
Há um tradicional festival de jazz, e um de música clássica - “O dia da música em Plön” -, para o qual o grande compositor alemão Paul Hindemith (foto) escreveu obras como o “Plöner Musiktag”. Plön tem como um de seus mais nobres cidadãos do passado o escritor e musicólogo Liliecron, que em suas “Memórias de Infância” (1903) escreveu (trad. livre): “Quando, à noite de um belo dia de verão, a lua deixa escorrer seus reflexos sobre a sutis ondas das lâminas d’água, que belo ambiente para os românticos jogos de amor, corações sobre as varandas, sob as velhas árvores”.

Plön vista do outro lado do Grande Lago
Tudo isso comprova  que uma grande cidade não é medida por números astronômicos, como nas nossas grandes capitais, e sim pela qualidade de vida e cultura que pode proporcionar. Uma grande cidade não é feita de números absolutos, mas de conceitos relativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário