LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

sexta-feira, 8 de junho de 2012

IV - SCHUMANN, CLARA WIECK E XUXA: A escalada da fama e das vendas via sofrimento humano pela TV.

Hoje, chega-se a um momento em que para se colocar pela primeira vez na escada da fama – ou reerguer-se, após uma queda -, no ideário popular e entre os objetos de desejo, vale tudo: uma atriz fazer estardalhaço por causa de umas poucas fotos íntimas tiradas pelo celular e lançadas na Internet (quando todas as outras atrizes o fazem de forma explícita e com boa definição nas revistas masculinas). Foi promoção até não caber mais, a atriz chegou a ocupar 20 minutos em um único telejornal da TV aberta, em rede nacional. Vale também explorar a emoção popular quando um cantor projeta em telões de shows seu filho em situação trágica na UTI, inclusive despejando no auditório da TV e em sua casa, “ao vivo e em cores” a tragédia de um rapaz, em mais um programa dominical de gosto nada discutível: a exploração de uma tragédia para ser degustada pela sanha canibalesca do “Zé Povino”, inventada e alimentada pela TV. Sem falar em alguma eterna adolescente que expõe a público certas preferências.

Criam-se fantasias, fatos, factoides; mentiras, falsas (ou quase falsas) doenças, qualquer coisa serve para aumentar vendas, fazer explodir o ego ou reerguer-se moralmente pela maior exposição de um rosto naturalmente já desgastado pelo tempo. Não há saída: “do pó viemos, ao pó voltaremos”. As pessoas devem se aceitar como são, e nunca explorar a desgraça ou o infortúnio próprio, dos seus ou do alheio para produzir dinheiro. O poder da mídia também corrompe. É o  quarto poder.

Por fim, a “CPI da pedofilia”, que investiga crimes de molestamento de menores, quer mais holofotes: vai tentar convocar Xuxa para depor. Depor o quê? Sobre supostos crimes prescritos cujos supostos protagonistas ela não vai revelar? Ou seriam esses holofotes para ajudar a ofuscar as luzes ainda bem tênues que teimam em pairar sobre rios e cachoeiras? Xuxa não vai, aposto. Ganhou a TV, mas Xuxa não ganhou nada. Não há nada que ela possa explorar com isso. Mas veja o efeito colateral positivo: em uma semana após o programa, as denúncias de menores molestados aumentaram em 30%! Pois então ganhou o povo.

Robert Schumann e Clara Wieck
O que interessa é que seja abençoada a paixão e o sofrimento infinitos de Robert Schumann e a jovem Clara Wiek: sem holofotes, sem superexposição, sem lucro. Só amor. E por que não ouvi-lo? Então relaxe e ouça o Mestre dos mestres, o pianista Horowitz, tocando com enorme emoção a Fantasia em Dó maior de Schumann:



2 comentários:

  1. Poxa... ainda bem que, pelo menos desta vez, o povo ganhou com estes 30%. Houve uma tarde em que parei pra almoçar assistindo tv, Xuxa aproveitou o rastro da polêmica pra promover um debate sobre agressão infantil, a questão da palmada como forma de educar (acho engraçado o termo "palmada". Eu poderia usar os termos "cintada", "paulada" ou "varada" sendo um sobrevivente) entre outros assuntos, acompanhada por psicólogos.
    Foi bacana, as pessoas precisavam daquele tipo de orientação. Realmente, triste é a maneira como tudo é conduzido, a busca desesperada pela superexposição, a fama, o lucro...
    Me pergunto sobre a maneira como a tv e o povo estão interligados. Um moldando o outro... A tv foi feita de acordo com o gosto do povo ou o povo é como é por causa da tv? Ambos parecem ter se escravizado mutuamente. Um alimentando o vazio do outro.
    E realmente parece ser uma escravidão. Quando pensei ter conseguido me livrar da tv (que raramente ligo, mais para assistir filmes) me vejo preso à internet! A diferença é que aqui eu posso escolher a minha programação.
    Me sinto um intrometido mas gostei tanto do texto que achei legal interagir um pouco, não consegui me segurar. É muito gostoso de ler. rs...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ADOREI, Diego, ADOREI! quem dera todo mundo de vez em quando expusesse argumentações aqui, seja acrescentando, criticando ou propondo. Quanto à tv e à internet, na assertiva lúcida que fez, v comprovou que, nesta última, a gente escolhe e interage, e na primeira absorve apenas. Obrigado! E de acordo!

    ResponderExcluir