LIVROS

LIVROS
CLIQUE SOBRE UMA DAS IMAGENS ACIMA PARA ADQUIRIR O DICIONÁRIO DIRETAMENTE DA EDITORA. AVALIAÇÃO GOOGLE BOOKS: *****

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PARLAMENTO DE CUBA APROVA REFORMAS ECONÔMICAS

313 medidas foram aprovadas pelo Parlamento Cubano. A propriedade privada está entre elas

Após Fidel ter declarado que o sistema cubano estava ‘falido’, Raúl Castro, o primeiro-irmão em exercício, propõe (e aprova, claro) entre centenas de reformas, que o cidadão cubano pode, sim, ter  2 carros, e que pode vender sua casa para comprar outra. É um avanço. Cada vez mais penso que a lucidez adulta começa aos 80: veja Fidel, com sua autocrítica da Revolução, e FHC. Espero chegar lá, como eles.

Enquanto isso, o ‘caudilho’ Hugo Chávez, que só encontra respaldo político no Brasil (em Cuba já é visto como ‘bola da vez’), aparece como ser humano, careca em virtude da quimioterapia. É um arremedo de ditador de banana, incensado pela falsa esquerda brasileira, quer ficar no poder até 2.200, se sua ‘imortalidade’ permitir. E apoiando um assassino cruel, Kadafi, como fez esta semana.

Lembra-me o Mao-Tsé-Tung dos velhos tempos: campeão universal de natação, ‘guia genial dos povos, como Stalin’, herói imortal. Mas morreu. “Revertere ad locum tuum”, fala o dito latino: “voltarás para o lugar de onde viestes”. Todos voltarão.

Quem defende Hugo Chávez no Brasil? O único Chavez que merece respeito é o Chapolin, sempre atual. Palmas para o “Chávez, Chávez, Chávez”.

De resto, voltamos ao apelido de ‘Repúblicas de Bananas’, se não superarmos esta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário