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sábado, 29 de setembro de 2012

III – Marco Aurélio, Eleazar, Rosa e Carl Maria Von Weber.

Eleazar de Carvalho
O Max de Weber,por Louis Gentille

Marco Aurélio de Mello, também carioca da gema, talvez o mais sorridente da corte, lembra o maestro Eleazar de Carvalho com suas as “polainas” brancas nos cabelos. Mas sua regência seria mais emocional, com certa ginga, como Leonard Berstein. Bom carioca, o jeito calmo de falar, cantaria com a voz meio grave do Tom Jobim, entre o cool e o apaixonado, se é que é possível. Já a gaúcha Rosa Weber tirou a sorte grande musical já no nome: Constanze Weber, paixão eterna de Mozart, ou ainda Carl Maria Von Weber, que brilhou na transição do classicismo para o  romantismo. Mas Rosa não tem nada a ver com a ópera “O Franco-atirador” (Der Freischütz) de Weber, drama em que Max dispara sete balas, sem saber que uma pertence ao diabo. Na teoria musical, ela seria a cadência de engano, que ao invés de resolver na tônica, acorde principal, vai para a chamada relativa menor, frustrando os que apostavam em uma suposta parcialidade em vista de sua recente nomeação pela Presidente.  Enganaram-se os que acreditavam na cadência que julgaram mais óbvia, mas persiste em alguns votos a relativa menor. 

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