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domingo, 9 de setembro de 2012

IV – O “biscoito fino” e o Teatro Municipal de Mário de Andrade.


Os novos apreciadores desse tipo de música pasteurizada passaram a frequentar salas de concerto e comprar CDs clássicos? Não. Eles continuaram a gostar das propagandas e dos filmes que lhes apresentaram a música a que o grande Mário de Andrade se referia como “biscoito fino”, que deve ser servido ao povo, e não apenas às elites (aliás, Andrade disse, textualmente, que “o Teatro Municipal de São Paulo é um lugar onde as madamas sacodem suas novas joias enquanto os maridos fumam charutos e falam frivolidades nos corredores”).
A elite talvez não veja com bons olhos o “canto da sereia” dos que vendem a música de fundo clássico como embalagem de Michel Teló e outras apelações. Porém, posso garantir às nossas socialites da melhor estirpe que os cultores de coisas como a música de Teló ou escolas de samba não vão “invadir sua praia”, ou melhor, seus templos sagrados da mais fina música clássica. E digo mais: infelizmente! Se essa “cornucópia” dos cachês desenfreados tivesse o condão de trazer o povo para dividir o “biscoito”, seria uma bela justificativa. Mas não: quem gosta dos “clássicos” de André Rieu vai continuar gostando do show espetaculoso dele, e não de música clássica. 

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